sexta-feira, 28 de novembro de 2008

O segredo da longevidade de Manoel de Oliveira




Prometi que falaria deste assunto e por isso aqui estou.

Não gosto muito de revelar segredos, principalmente deste calibre, mas o prometido é devido.


Depois de ver uma entrevista do Manoel de Oliveira, já nem sei em que canal, fiquei estupefacta com a energia e principalmente a lucidez daquele homem. Conheço tantos que com menos de metade daquela idade, que já estão perfeitamente senis, eu inclusive.

Nesse dia adormeci a pensar nele. No Manoel de Oliveira, pois claro. E de repente fez-se luz!

O Segredo estava descoberto. Tão simples, mesmo ali à frente dos meus olhos e não tinha reparado. O segredo da longevidade do Manoel de Oliveira é o mesmo da D. Diamantina da Rua de S. Francisco!!!

Ela, tal como ele, já era velha quando eu nasci, ela tal como ele mantém a mesma imagem, postura e desenvoltura que tinha há 30 anos. E só os dois, a D. Diamantina e o Manoel de Oliveira, tem um ponto em comum, elemento único, que os caracteriza e os torna simplesmente singulares.... óculos com lentes verdes.

Eu não sei se os óculos protegem ou escondem, eu só sei que aquelas lentes tem mistério e são poderosas.

Uma coisa é certa, pelo sim pelo não vou trocar de óculos...

3 comentários:

Anónimo disse...

Muito bem, e como o prometido é devido...
Começo a pensar fazer o mesmo!

JS disse...

Já nos estou a imaginar a trabalhar assim!!! Acho que era uma boa ideia, mas dizem que com essas lentes parecemos mais velhas e mais feias, não sei se arrisco...

miguelrr disse...

Eu acho que o segredo está numa afirmação dele - "Sou o realizador do mundo com menos pressa.", se a isto juntarmos o ditado popular - Devagar se chega ao longe...