sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

O meu Tio.

Amanhã faz anos o meu Tio Toninho.


O meu Tio Toninho é o meu tio preferido. Ele é uma pessoa diferente. Não aprendeu a ler nem a escrever, não casou, não tirou a carta de condução, nem pode votar. Estas são as limitações que ele mais menciona, quando quer justificar um ou outro comportamento menos correcto.

Nós crescemos na casa da minha avó e o meu Tio era como se fosse nosso irmão. O que nós lhe fazíamos, não lembra o diabo... mas ele adorava. Gostávamos de lhe meter guardanapos molhados na boca e atacar os potes das porcas e parafusos que ele coleccionava. Claro que depois éramos repreendidos e castigados, mas ele vinha sempre em nossa defesa.

Sinto falta da presença dele em nossa casa, sinto falta do esfregar constante das suas mãos, e daquelas perguntas fantásticas que só ele faz, tipo... "Joaninha, leite por cima de pão faz mal?". Havia certas coisas que para ele eram aterrorizadoras: ter uma congestão, ter o gás ligado ou desiludir um amigo.

O meu Tio Toninho, sabe o que é um computador, mas não consegue perceber o que é a internet, nem sabe o que é um blogue. Mas uma coisa tenho a certeza, ele sabe o quanto o adoro e que é o meu tio preferido.

Para mim, isso é que é importante que ele saiba.

7 comentários:

Angelblue disse...

Um ANJO na terra :) vai ficar sempre bem guardadinho mesmo ao centro do teu coração. bj em ti e nele :) fizeste me quase chorar, sou tão pieguinhas :D

JS disse...

Não és nada pieguinhas ;)

XS disse...

Muitíssimo bom. O teu tio iria adorar esta bonita elegia que lhe ofereceste... :)

Ana M disse...

Aqui a dramática tb ficou de lágrima no olho! ;) Tenho saudades do "esfregar as mãos" e de o ver sempre que ia ter contigo ao Salvação. Dá-lhe um beijo meu de parabéns!!!

JS disse...

Claro que dou, sabes que ele gosta muito de ti.

Anónimo disse...

Que saudades que tenho de não saber ler nem escrever nem de os dias contar, de o tempo saber pelo "está dia ou a ficar escuro ?" guiar-me pelo gostar.. simplesmente pelo ..não quero! ..simplesmente encolher os ombros deixar o tempo vir ter comigo medido pelos acontecimentos.. carnaval...pascoa praia .. e natal! ....Depois vamos sendo invadidos por vários virus chamados "socialização" é bom saber que existe alguém com um bom anti-virus... bem aja.!

ABOUT disse...

hiiii Ju,

adorei, fez-me lembrar os tempos deliciosos do Salvação em que ele aparecia do nada a esfregar as mãos,nunca parava quieto...o maximo

beijos