sábado, 13 de março de 2010

Os três porquinhos versus Nicolau II


Eu sei que há um tempo para tudo. Que devemos ser crianças enquanto somos crianças. Mas também acho que chegamos a um ponto em que Os Três Porquinhos começam a ser cansativos.

E quando chegamos a esta fase, eu começo a falar de Nicolau II, da Rússia dos Czares, do Palácio de Gatchine com 900 quartos... Falo do Che e do Fulgêncio, de D. Afonso Henriques e do Ganges e gosto de ver os olhos de espanto e de ouvir as perguntas mais extraordinárias do mundo.

Eu sei que me acham maluca por contar estas Histórias a uma criança de seis anos... Mas quando ao jantar ela me conta que o poema preferido dela é " O sorriso" da Rosa Lobato Faria, eu acho que posso continuar na minha loucura...

Quanto à Nôno, vamos continuar a falar dos "Bochechas", afinal eles vão a todo o lado...


(PS- Pedrinho, lembras-te quando nós simulavamos a invasão da Baia dos Porcos quando estavamos de férias em Espanha?!?! Realmente, eu não bato muito bem da cabeça...)

11 comentários:

Ana disse...

Olá!
Concordo inteiramente contigo!! Até penso que é muito melhor as crianças saberem histórias que realmente se passaram, heróis que realmente existiram!
Muitos beijinhos e bom fim de semana

momentos disse...

Eu começo a ficar assustada!!!!!
Aí MO, tamos perdidas...

Ontem começou o dia a perguntar à pequena se conhecia o Tratado de Tordesilhas...dp Carlos Eduardo dos Maias...a miuda começou a ficar assustada!
Sim porque ela só queria um simples cartão para almoçar...não tem é culpa de se chamar Eduarda!...
Isto começa a espalhar-se ... nem precisamos de Junta Médica...é internamento imediato...
O outro levanta-se bem a correr dar-me 2 beijos,os parabéns, sem eu fazer anos!...o nosso "boss" ao lado até ficou assustado...tá tudo maluco!.....
Para não falar no resto...né...
Pronto estou a imaginar a nossa 2ªfeira!

Bfs...Ju dê um pouquito de descanso às suas pequenas...elas coitaditas não têm culpa:)

Cat disse...

Não é loucura, ou se é é uma loucura saudável da qual também compartilho!! As estórias da história são igualmente interessantes para as crianças com a vantagem de as instruir e fazê-las entender o mundo em que vivem.
Beijinhos

Tio do Algarve disse...

Que ideia gira...Mas para lobo mau agora há muitos candidatos na nossa áctualidade política!
É melhor não assustar as crianças..
Bjs

Anónimo disse...

Acho bastante saudável não termos medo de continuar a ser crianças, desde de que saibamos também comportar-nos como adultos. :-D

continuando assim... disse...

Vamos acelerar!!!

A pedido dos seguidores, e porque a história de Alice ainda só agora começou, vamos acelerar a publicação dos capítulos.

A partir de hoje , irei postar um capítulo por dia.

E porque toda a história é uma montanha russa, o final ...poderá ser uma surpreendente e motivadora surpresa.

Obrigada a todos os que me seguem.
Um convite especial para quem ainda não visitou a história de Alice
Mais logo o capítulo 7
lá no

... continuando assim...

bj
teresa

maria teresa disse...

As "histórias" a contar às crianças devem estar de acordo com os interesses delas ( há excepções nas histórias a contar). Como mãe é a pessoa mais indicada para as escolher...mas as crianças também devem aprender a sonhar.
Abracinho

JS disse...

Ana, eu adoro que ela goste de as ouvir!

Momentos, os vossos dias sem mim seriam muito mais monótonos!!!! Além disso não teriam ninguém para vos falar de Nietzsche!!!

Cat, absolutamente sintonizadas como sempre!


Tio se falasse da politica actual poderia causar danos irreversíveis...

Hyndra, eu acho que me porto muito bem!!!

Continuando assim, o " vamos acelerar!" é para os três porquinhos ou para o Nicolau II???

Maria Teresa, é exactamente isso!!!!! Se ela não mostrasse interesse eu não continuaria, quem marca o ritmo é ela. E quanto aos sonhos, espero que elas aprendam que são tão importantes como o ar que respiramos...

Nelson Soares disse...

Adoro a tua pedagogia... O meu sonho era realmente que quando eu começasse a falar sobre "A bela e o Monstro", aos 8 anos (+/-) me falassem sobre um czar, um che ou assim... Sem dúvida que não só perceberia tudo como adoraria o esforço por preservar a minha criancice... xD xD


Quanto à baía dos porcos... MEDO!!!




Stay Well

otalpedrinho disse...

A "historinha" do Che Guevara...lembro-me de te pedir para a contares na sala do salvação. Deve ser daquelas coisas que ficam para sempre...bem acho que vou ao wikipédia...=)

Obrigado

P.S.: Eu tinha o livro exacto de onde veio esta foto dos 3 porquinhos.

JS disse...

Nelson, só tu me compreendes!!! Estou cheia de saudades tuas...

Pedrinho, mas achas que eu escolhi esta imagem porquê?!? Tu eras viciado no raio da história!!!! Sabes que eu tinha um prazer imenso em te falar do Che...ainda guardo um desenho teu da família toda com o Che entre nós!!!! E eu adorava ver a cara dos adultos quando tu falavas!
Um abraço cheio de saudades********