quarta-feira, 9 de junho de 2010

O Hino, a Bandeira e a Língua Portuguesa.

O Tio Martins ofereceu O Sabichão à Francisca. Era um jogo do meu tempo. Do tempo em que me sentava à mesa da Avó Linda a jogar e aprender. Aquele jogo fazia as minhas delicias, viajava muito naquele mesa...

Há dias voltei a jogar, na mesma mesa em que outrora aprendi muito. Não aprendi só a juntar as letras, a fazer contas ou a trautear a tabuada. Naquela mesa aprendi a ser Portuguesa, aprendi a amar o meu país, a respeitá-lo e enaltece-lo. Aprendi a ter orgulho em Portugal.

E mesmo presa a um passado quinhentista que não regressará jamais, e mesmo o País estando neste caos politico, económico e social, eu tenho orgulho. Um orgulho que me empolga quando explico cada quadra do nosso hino, cada cor da nossa bandeira, cada vez que mostro à Francisca como não deve ter sido fácil descobrir o mundo na proa de uma caravela.

Choro ao ouvir o hino e dou cabo do canastro a qualquer estrangeiro que nos aponte o dedo. Porque Portugal é como a nossa Mãe, só nós podemos dizer mal dela, se estivermos enervados. Porque Portugal é como um filho que defendemos com o corpo e a palavra.

Amanhã é o 10 de Junho, mais que um feriado é um dia de renovação e reflexão para todos os Portugueses. E se quando alguém faz anos, nós nos alegramos, festejamos e acarinhamos, amanhã é a Nossa Pátria que se levanta.

Amanhã vestirei o meu coração também de verde e jogarei Sabichão, para que também a Francisca viaje numa caravela mesmo sentada à mesa da Avó Linda.

7 comentários:

Nelson Soares disse...

Credo mulher até me assustaste!!! Parecia que ias desaparecer... Bolas...

Nelson Soares disse...

p.s.: E a Francisca vai ser a melhor navegadora..

Lídia Borges disse...

Muito interessante o texto...
Também joguei muitas vezes "o Sabichão".

L.B.

Disse disse...

JS:

Não imaginas quantas vezes li, reli e voltei a reler este teu post. Genial. Muito bom mesmo. E o sabichão!!! Eu também tinha! E eram horas e horas à volta do jogo. Que saudades...

JS disse...

Nelson, desaparecer porquê? Não percebi...

Lidia, obrigada e bem vinda, acho que na nossa altura era um dos melhores jogos que tínhamos, e ainda hoje o é!

Disse, tu leres o meu blogue já é um privilégio para mim, quanto mais gostares assim de um texto... Acredita que vale a pena comprar de novo, só tenho pena do bonequinho não ser o mesmo, agora a base é em plástico e o corpo em cartão. O outro era excepcional, parecia um mago.Um abraço* e obrigada pelas tuas palavras.

Ana C. disse...

JS adorei este texto. Nem sei o que escreva mais. Portugal inspira-te :)

JS disse...

Obrigada Ana!