sábado, 7 de agosto de 2010

51°12' N, 03°13' E


Quando a minha Avó era viva ensinou-me três coisas: respeitar os outros, lutar pelo que queremos, acreditar.

Não me lembro de como conheci a Maria. Mas lembro-me de gostar daquele jeito dela. A Maria é determinada, tem um feitio só dela, não tem papas na língua, é inteligente, tem um excelente coração e um Gato capaz de inspirar Ferreira Goulart.

Durante muito tempo acompanhei a Maria, vibrei com as suas vitórias e estremecia quando as coisas não lhe corriam tão bem. Acompanhei o final da Licenciatura em Direito e meti uma cunha com uma oração e boas palavras à minha turma "lá de cima". Muitas vezes não comentei, outras era impossível não o fazer. Mas até agora estive sempre presente.

A Maria tem um sonho. Quer ir para Bruges estudar. E vai. Há sempre quem ache que podia fazê-lo de outra forma. E podia. Mas nós não somos todos iguais. Costumo dizer que na vida há os que dão concertos e há os que ficam na plateia. A Maria enche um palco, porque é especial. E eu que sou mais do género plateia, quando encontro alguém como ela, lembro-me do que a minha Avó me ensinou.

Amanhã, vou fazer uma coisa especial para a Maria. Uma forma de a ajudar, a minha forma. Vou fazê-lo na mesa onde a minha Avó me ensinou a ler e ajudada pela minha filha, para que de alguma forma lhe ensine o que aprendi.

Ajudar a Maria a concretizar o sonho dela é também embarcar numa viagem. Porque no dia em que ela e o Gato lá chegarem, seremos nós a sentir a alegria da chegada.

You can make it happen...

6 comentários:

momentos disse...

Até eu já conheço o Sonho da Maria...:)
Embora também me chame Maria não chego aos calcanhares desta Maria...não a conheço mas já Amo a sua garra e determinação!
Porque acredito que é o Sonho que comanda a Vida, estou disponível para ajudar...ando tão stressada que nem tinha pensado...
JS em que posso contribuir????

Sutra disse...

Adorei ler!

bj
Sutra

S* disse...

Se todos fizermos um bocadinho... ela consegue.

JS disse...

Momentos, você ouve-me falar da Maria várias vezes por semana!!!! Ajudar era optimo! Agora a Maria está a leiloar livros! Mas como a menina é uma artesã talentosa, pode doar um prato seu e a nossa Maria leiloar no blogue dela! Que tal?


Sutra, obrigada! Passa no blogue da Maria e do Gato, vais adorar!

S* é isso mesmo!! Basta um pouco de todos! Esta união em torno desta causa,dá um novo sentido à blogosfera e à vida!!!

Inact disse...

É verdade que a Maria é uma inspiração, como gostava de ter aquela determinação!

JS disse...

Inact, faço minhas as tuas palavras. É uma inspiração, sim senhora!

Beijos