terça-feira, 10 de março de 2009

Do pingo directo.


Eu nunca na vida tomei um pingo directo.

Ou tomo café ou meia de leite. O pingo directo é um meio termo que não compreendo, que não necessito. Mas a quantidade de pessoas que bebem pingos directos, é enorme e cresce diariamente!!!

Enquanto espero pela Francisca no café da piscina, posso constatar que a percentagem de pessoas que pede um pingo directo é elevadíssima. Não sei se pela hora que é, uma vez que lancharam há pouco tempo, ou por ser tarde para tomar café, pois há quem não durma por causa da cafeína, o certo é que um em cada quatro clientes toma pingo directo.

Como podem ver, é uma dúvida que me apoquenta, mas hoje depois de muito pensar, cheguei à conclusão que quem pede um pingo directo, simplesmente não quer tomar nada. Pedem o raio do pingo, porque tem de fazer horas e sinceramente aquilo não aquece nem arrefece.

Agora percebi porque é que eu nunca na vida tomei um pingo directo. Mas depois disto, acho que na próxima vez que lá for, vou pedir um pingo directo...não é por nada, mas de vez em quando tenho as minhas extravagâncias!


PS - acho uma ternura ver um homem de meia idade a beber carioca de limão. São muitos anos de balcão meus amigos!!!

16 comentários:

Miguel C. disse...

Mas que raio é um pingo directo???

Marquês de Sade disse...

Pois eu tenho bebido chá de cidreira... E é impressionante a quantidade de homens que actualmente bebem chá!

Sanxeri disse...

Um pingo directo é um café mais fraquinho, com leite. Acho eu que é isso. :)

Eu NUNCA bebi café, prefiro pingo, e directo sabe-me mesmo bem.

maria teresa disse...

Santa Ignorância, não faço a mínima ideia do que seja um pingo directo.
:)

PS- Não gostaria que criasse uma imagem minha diferente daquilo que sou, por isso, por favor, veja a mensagem que lhe deixei no e-mail deste blogue, enviada em nome de Teresa Monteiro

Bruno Fehr disse...

Para quem perguntou um pingo directo é de facto simplesmente um pingo.

Ou seja, uma bica ou cimbalino é um café directo, logo o pingo directo é um pingo de leite (mesmo um pingo) numa bica.

No fundo o pingo tem mais leite que a bica (pois não tem nenhum), mas tem menos leite que o cortado (que é metade bica, metade leite).

O pingo não faz qualquer sentido, pois mesmo em vez de um pingo venha uma bica, a malta não nota a falta do leite.

maria teresa disse...

E porque é que não se pede pingo e meio? Era muito mais interessamte.
:)

Ana C. disse...

Acreditas que é a primeira vez que oiço essa expressão? Devia haver um diccionário para as variantes de café que podem ser pedidas ao balcão dos estabelecimentos deste Portugal.
Eu bebo café e ponto final.
O meu avô sempre que ia ao café comigo pedia um descafeinado pingado cheio. Mais um para o diccionário :)

Ana C. disse...

Ah já percebi tudo Miguel C não entres em pânico, o comentário do cimbalino esclareceu-me. JS tu moras acima de Lisboa, verdade? Vocês têm um vocabulário só vosso :)

XS disse...

Desculpa a minha ignorância, mas isso é o quê????

Elsa Pinto disse...

Na altura do Natal fiquei apoquentadissíma quando depois de um dia inteiro em pleno hospital, vou ao café mais próximo e depois de pedir meia de leite directa o servente com cara de engraçadinho responde:
-Meia de leite directa? porque não é só meia de leite?
Eu já passada, pertinho dos meus limites.
-Desculpe?
-Se pedi directa, é porque é directa, não é só meia de leite.
-Ah, aqui é sempre meia de leite, e se não fosse directa o que era?
-Era normal, mas olhe pode ser mesmo meia de leite só...
Se fosse educado, não custava nada explicar, mas haja paciência para tanta falta de educação...
O que nem sempre ocorre é que as pessoas desconheçam uma expressão que para nós é tão comum.

maria teresa disse...

Venho penitenciar-me. "A ignorância é atrevida" e eu fui atrevida.
Pensei que o "pingo directo" era uma brincadeira e decidi gozar com isso.
Peço desculpa a quem usa essa expressão e a considera muito válida.
Sorry!

JS disse...

Ó meus amigos depois da explicação do Bruno Feher eu não preciso dizer mais nada!!! Ele sim percebe destas coisas!

Mas para que não vivam sem saber o que é um pinguinho façam o favor de o vir tomar ao Norte, carago!

Tio do Algarve disse...

Pigo Directo, bica pingada, bica curta, bica mal cheia, abatanado, traço (esta é que ninguém sabe!), galão de máquina, galão directo, glão escuro, galão claro e etc...
Digam lá que não há personalização e "customização" (com o novo acordo ortográfico, na cafetaria e restauração no nosso país...

E já agoara um bife à portuguesa, com sotaque francês, mais ou menos mal passado, sff.
Claro que o sff é que faz a diferença...É como na blogosfera! LOL

carlostgc disse...

E esta descrição:

pingo directo é café no leite, em chávena pequena, sem ser uma "mijoca" ??

Bem, este post deixou-me a pensar nisto, e a verdade é que eu costumo pedir muitas vezes um pingo, e perguntam sempre: directo??

... sim por favor (acho que é mesmo para ter algo que beber naqueles segundos que se avizinham)

Anónimo disse...

ForexMacro - http://forexmacro.blogetery.com

* Compra y venta LIBERTY RESERVE
* AFECTADOS ForexMacro
* Autosurf
* Forex Macro
* HYIPs Actuales
* HYIPs cerradas y SCAM
* Inversio'n en general
* Noticias forex
* PTC y PTR

El mejor sitio en la inversio'n! Todo sobre hipotecas y pre'stamos en los bancos de Espana
ForexMacro - http://forexmacro.blogetery.com
Banco de Espana - http://caja.blogetery.com

Roberto disse...

Nem lhes passa pela cabeça quantas maneiras ha de pedir um simples café café sem principio café escorrido café cheio e acalcado carioca tirado do resto do café café escaldado café em chavena fria café com 2 pedras de gelo e outros mais modos de pedir um simples café